A Qualidade como uma entrega inerente a toda rotina e processos de uma organização, que envolve a empresa como um todo, faz parte da cultura, exerce papel fundamental e dá alicerce à Governança Corporativa. Essa foi uma das mensagens da palestra que o diretor de Administração e Planejamento do Grupo Orbenk, Anderson Beck, ministrou para o Núcleo de Qualidade da ACIJ no dia 19 de março,
Em sua apresentação, Beck contextualizou historicamente as fases da Qualidade nas corporações, exemplificando, inclusive, com experiências pessoais. Comentou sobre o início desse olhar das empresas para a qualidade, quando a prioridade era os processos. Na sequência, as atenções se voltaram às pessoas e, aos poucos, a cultura organizacional passou a ser valorizada, por meio da liderança transformadora, da inovação, da criatividade, da sustentabilidade e da responsabilidade social.
O palestrante apresentou aos nucleados o que ele chama de Ciclo da Qualidade. Destaca que, em muitos casos, é um processo natural – mas que merece a nossa atenção, pois pode ser potencializado. É quando uma liderança orienta, estimula e empodera o time, que conquista destaque e resultados. Ele acrescenta que esse movimento é inspirador, pois contagia os demais times e gera um ciclo positivo da qualidade – impactando todo o ecossistema. “Qualidade não é apenas um elemento complementar, mas sim um pilar fundamental para o sucesso da Governança Corporativa, sendo decisiva para o estabelecimento de empresas não apenas rentáveis, mas sustentáveis e responsáveis”, afirmou.
Ele aproveitou o encontro para reconhecer a participação da gerente de Planejamento Estratégico e SGI do Grupo Orbenk, Franciele Daltozo, no Núcleo de Qualidade da ACIJ. Ele enalteceu as oportunidades de networking, troca de experiências e melhores práticas, acesso a informações e estudos de mercado que o Núcleo gera para todos os integrantes.
Por fim, Anderson Beck – que além dos mais de 20 anos de experiência com Qualidade, é especialista em Finanças e mestre em Engenharia de Produção – reiterou que a implementação de um ambiente de Qualidade exige o compromisso com a excelência e o envolvimento em todos os níveis da organização, da alta direção aos colaboradores. “Em um ambiente onde a inovação é incentivada, os riscos são gerenciados de forma proativa e a satisfação do cliente, interno e externo, é colocada no centro da estratégia empresarial”, concluiu.
GRUPO ORBENK
Com sede em Joinville e 38 anos de atuação, o Grupo Orbenk conta atualmente com mais de 27 mil colaboradores e atua em mais de 450 cidades, localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Disponibiliza, para empresas dos mais diversos setores, serviços de facilities – que incluem terceirização de profissionais especializados em limpeza técnica e convencional, segurança patrimonial, apoio operacional e administrativo – e soluções em alimentação.