A Reunião do Conselho da ACIJ na noite desta segunda-feira, dia 18 de março, teve como destaques a parceria da entidade com a Fundação Dom Cabral e uma inspiradora palestra sobre liderança transformadora. A agenda aconteceu no Salão Nobre Schulz, na sede da entidade, na Avenida Aluisio Pires Condeixa, 2.550.
A gerente executiva da Fundação Fritz Müller (que representa a Fundação Dom Cabral em Santa Catarina), Raquel Schürmann, falou sobre a parceria fechada com a ACIJ que já está oferecendo oportunidades como o PDD (Programa de Desenvolvimento para Dirigentes), com módulos sobre gestão de processos, estratégia empresarial, marketing, vendas, transformação digital e liderança. Associados e parceiros interessados em participar do PDD podem entrar em contato com o setor comercial da ACIJ.
Na sequência, o professor Fábio Appolinário, que faz parte do corpo docente da Fundação Dom Cabral, apresentou a palestra “Liderando a transformação – Papéis e desafios do líder em cenários em constante mudanças”.
Doutor e mestre em psicologia pela USP, com cursos internacionais de aperfeiçoamento em psicologia, antropologia e liderança, o professor resgatou os diferentes períodos de gestão de pessoas na história recente, destacando que hoje a capacidade de liderar a transformação tornou-se fator determinante de sucesso para lideranças, equipes e empresas.
Ele destacou a importância de uma visão clara, valores autênticos e habilidades de comunicação eficazes para mobilizar equipes em direção aos objetivos. Segundo o professor Fábio Appolinário, há sete fatores indispensáveis para uma liderança contribuir para a transformação de pessoas, equipes e empresas: bons relacionamentos; cooperação; conhecimento do negócio; círculos de influência; boa comunicação; empoderamento e reconhecimento; e persistência e resiliência.
A presidente da ACIJ, Margi Loyola, agradeceu a parceria com a Fundação Dom Cabral e os conhecimentos compartilhados pelo professor Fábio Appolinário em sua reflexão sobre como os líderes podem cultivar uma cultura organizacional colaborativa, inovadora e transformadora.
Ao final do evento, a Fundação Dom Cabral ofereceu um coquetel de confraternização e integração com os participantes.