A ACIJ convida associados, parceiros e comunidade para uma agenda presencial especial às 18h30min desta segunda-feira, dia 25 de abril.
Na tradicional Reunião do Conselho da ACIJ, o maestro Sergio Ogawa, diretor-presidente do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, vai apresentar a palestra “Musicarium, um empreendimento cultural de impacto social”.
A agenda também terá uma apresentação musical da Camerata de Cordas do Musicarium, com as obras Divertimento (Wolfgang Amadeus Mozart) e Mourão (César Guerra Peixe).
Após a palestra e a apresentação musical, o ICRH oferece um coquetel aos participantes no Salão Tigre.
MUSICARIUM ACADEMIA FILARMÔNICA BRASILEIRA
O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira é uma associação sem fins lucrativos que atende crianças e jovens dos 4 aos 17 anos de idade. Todos os alunos são bolsistas e 85% estão na rede pública de ensino.
É uma academia de música orquestral que investe na formação de futuras gerações de músicos profissionais com o objetivo de compor em alta performance o corpo docente e a grande Orquestra Filarmônica do Musicarium em 2030.
“Proporcionamos o melhor: professores, instrumentos musicais, oficinas e masterclasses com profissionais renomados. Nós os preparamos para que sejam pessoas e profissionais de excelência. Eles terão condições de estudar em faculdades de música de referência no exterior para construir uma sólida formação acadêmica e artística e retornar ao Brasil, atuando no Musicarium como professores e instrumentistas, contribuindo de forma contínua para o ciclo virtuoso de formação de jovens talentos e orquestras. Acreditamos na construção de um ecossistema sociocultural que fará a diferença em grande escala para a cidade de Joinville e para o Brasil”, afirma Sergio Ogawa.
SERGIO OGAWA
O diretor-presidente do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira é maestro com mais de 35 anos de experiência no desenvolvimento de orquestras infanto-juvenis. Participou da formação de mais de 600 jovens músicos em projetos por todo o País. E realizou concertos no Brasil, na América do Sul e nos Estados Unidos.
Com base nesta vivência, desde 2016 em Joinville, com o objetivo de formar uma orquestra profissional, vem implementando um plano, de médio e longo prazo, de formação de crianças e jovens, na academia de música orquestral, como fonte de novos talentos de alta performance, para compor a grande orquestra filarmônica do Musicarium (com estreia prevista em 2030).
Trabalha para que o Musicarium possa transformar vidas e construir um legado sociocultural para a comunidade e um modelo inspirador para o País. Ao mesmo tempo atua na ampliação da rede de relacionamento com parceiros e investidores visando à sustentabilidade, para promover a excelência e a perenidade do Musicarium.