Compreensão do comportamento do consumidor e velocidade de adaptação. Estes são os principais fatores que determinarão quem se sairá melhor no mundo dos negócios durante a travessia da pandemia e depois que ela acabar.
Esta é a visão de Paulo Camargo (do Méqui, como ele se identifica no Linkedin), presidente da Divisão Brasil Arcos Dourados. O executivo, que tem 25 anos de experiência no setor de bens de consumo e serviços em diferentes países, falou sobre visão e estratégia do McDonald’s na reunião do Núcleo de Marketing da ACIJ na manhã desta sexta-feira, dia 24 de julho.
Com a autoridade de quem lidera uma rede com mais de mil restaurantes, 50 mil funcionários e 2 milhões de clientes, Paulo observa que há três eventos que aceleram uma mudança de hábito nos consumidores: guerras, revoluções e pandemias, como a que estamos vivendo.
A crença do executivo é que a venda digital, o delivery e o drive thru manterão a preferência do consumidor do mercado de comida nesta travessia. “Mas o brasileiro é um povo muito caloroso. Acredito que voltaremos aos restaurantes quando tivermos uma vacina”, projeta.
Paulo relatou uma ação com forte simbologia, realizada no começo da pandemia, em 19 de março. “Separamos os arcos dourados da marca, numa visão de nos separarmos para ficarmos juntos novamente quando tudo isto passar”, recorda.
Em um segundo momento, foi lançada a campanha de comunicação McProtegidos, focando a segurança de funcionários e clientes. “Se as pesquisas mostram que as pessoas estão com medo, não adianta anunciar promoção de preço. É preciso mostrar o que está sendo feito para a segurança da saúde de todos”, afirma.
ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO
Grandes organizações empresariais, como o McDonald’s, têm grandes desafios. “O maior desafio de uma marca que só no Brasil tem 40 anos é voltar a surpreender”, analisa. Segundo ele, o cliente respeita produtos clássicos, mas exige inovação, personalização e experiências cada vez melhores.
“Nossa estratégia McEvolution é focada em modernização de restaurantes, inovação de serviços e constante lançamento de novos produtos”, informa. Mas há quatro pilares perenes neste ambiente de constante transformação: qualidade, serviço, limpeza e preço. Como a diferença mora nos detalhes, Paulo ensina dois passos fundamentais no processo de mudança: “Escolher o que você não vai fazer e fazer com muita eficiência o que você escolher fazer.
O presidente do Núcleo de Marketing da ACIJ, Silvio Simon, agradeceu pela oportunidade da conversa que durou uma hora e meia: “Ficamos felizes com tudo o que vimos e ouvimos. Obrigado pela atenção e pelo privilégio desta apresentação”, concluiu.