Na defesa dos interesses da comunidade, a ACIJ chamou a atenção das autoridades estaduais acerca da insegurança que permeava a cidade de Joinville e municípios da região. Havíamos chegado a um estágio alarmante. Recordes de homicídios, latrocínios, invasões a residências e estabelecimentos comerciais.
“É notório, evidente a redução em todos os indicadores de criminalidade”
Depois de sermos ouvidos pelas autoridades, a delegada Tânia Harada foi indicada para assumir a Delegacia Regional da Polícia Civil. Com bastante trabalho, atitudes discretas com uso de inteligência, engajamento dos demais delegados, bom relacionamento com a nossa Polícia Militar e outros entes da segurança pública, é notório, evidente a redução em todos os indicadores de criminalidade. Chegamos ao ponto de, atualmente, não ouvirmos queixas da comunidade acerca da segurança pública. Raro.
Quando a cidade começa a ter o sentimento e a percepção de segurança, somos informados da intenção do Governo do Estado em transferir a delegada Tânia para outra função. A ACIJ entende que não faz sentido esta decisão porque na medida em que o seu trabalho vem dando ótimos resultados, transferi-la seria colocar em risco o que foi conquistado.
Todas as entidades empresariais da cidade, Prefeitura de Joinville, Câmara de Vereadores e a sociedade civil organizada solicitam a permanência da delegada na cidade. Mantê-la nesta função, é uma forma de dar continuidade ao excelente trabalho iniciado, precisa ser continuado. Esperamos que as autoridades competentes ouçam Joinville.