O Índice de Confiança Empresarial Sustentare (ICES), que afere a percepção dos empresários da indústria, comércio e serviços de Joinville e região com relação à economia, apontou um resultado positivo. O índice foi de 50,18 neste 2° e 3° trimestre de 2020 – pelo estudo, índice maior que 50 indica que a confiança dos empresários está no campo positivo.
Apenas dois indicadores ficaram no campo negativo, relativos à taxa de câmbio e à economia internacional, em 48,26 e 48,55 respectivamente. O índice de lucratividade, caiu ligeiramente, mas forte em campo positivo, de 58,96, no último trimestre de 2019, para 54,07 nesta edição do ICES.
A necessidade de Investimento se manteve em positivo, denotando uma recuperação expressiva em relação ao problema de falta de acesso ao capital e financiamentos. O indicador apresentou o resultado de 56,00; Esta edição da pesquisa aponta a vontade de investir por parte dos empresários, sobretudo para a expectativa positiva para a retomada da economia.
No quesito de emprego, o plano de contratações apresentou um resultado positivo, com uma expectativa de novas contratações nos quadros de funcionários no quarto trimestre de 2020.
Os dados da mais recente pesquisa foram comparados com o último trimestre de 2019, porque a pesquisa ICES não foi realizada no 1° trimestre de 2020 devido à pandemia. A última coleta de dados, também afetada, reuniu respondentes no 2° e no 3° trimestre.