Por intermédio da 6ª e 7ª Delegacias de Polícia de Joinville, a Polícia Civil de Santa Catarina concluiu nesta semana, em parceria com policiais de Pernambuco, operação que identificou hacker envolvido em ataque racista durante evento online promovido pelo Núcleo de Educação da ACIJ em agosto. Confira a seguir reportagem sobre a operação policial publicada no portal NSC Total.
Um adolescente de 15 anos foi identificado em operação conjunta da Polícia Civil em Pernambuco suspeito de envolvimento no ataque racista a um professor de Joinville. A situação aconteceu em agosto de 2020 durante evento online.
Nesta segunda-feira (8), a polícia identificou o adolescente que fazia parte diretamente de um grupo criminoso com atuação por diversas regiões do Brasil. O grupo disseminava conteúdo nazista e racista, além de promover os ataques a reuniões virtuais. Em Joinville, o alvo escolhido foi um professor universitário que atuava como palestrante por videoconferência na Associação Empresarial da cidade.
O adolescente, acompanhado do responsável legal, confessou a participação no ataque. Durante as buscas, foram apreendidos dois hard drives, um celular e uma pistola.
Ao fim do procedimento, dependendo das condutas apuradas, o adolescente responderá perante o juízo da infância e juventude, segundo o delegado responsável pelo caso, Vinícius Ferreira.
Participaram da operação as equipes da Polícia Civil do Estado de Pernambuco, sendo delegacias de Petrolina, Belém do São Francisco, Floresta; Diretorias de Inteligência das Polícias Civis de Santa Catarina e Pernambuco e Divisão de Investigação Criminal de Joinville.
Relembre o caso
O evento era um seminário educacional organizado pela Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que reunia professores e estudantes universitários. Na ocasião, durante apresentação do professor, hackers silenciaram o microfone dele e iniciaram uma série de xingamentos.
Jonathan foi chamado de “macaco” e outras ofensas raciais, e na sequência os invasores exibiram vídeos pornográficos até a transmissão ser cortada.