

A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) passa a ser presidida pelo prefeito de Joinville, Adriano Bornschein Silva, para a gestão 2025. A posse foi realizada na manhã desta quarta-feira (20), na sede da Amunesc, em Joinville.
Eleito por unanimidade pelos nove prefeitos dos municípios da região que integram a Amunesc, Adriano Silva agradeceu a confiança e falou do plano de trabalho para a sua gestão: atuar pelas melhorias na Serra Dona Francisca, duplicação da BR-280, dar continuidade ao projeto da Costa do Encanto, da ponte de Barra do Sul e do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ponte entre a Vigorelli e a Vila da Glória. O presidente quer conduzir ainda, um place branding com o objetivo de criar uma rota turística única para a região, incluindo os atrativos de cada um dos nove municípios.
“Nosso objetivo é unir a força política multipartidária para buscarmos soluções junto aos governos Federal e Estadual em temas que impactam e fortalecem ainda mais o desenvolvimento regional. As principais frentes estão voltadas à mobilidade e ao turismo valorizando a nossa riqueza da serra e do mar”, afirmou o prefeito Adriano Silva.
Rodrigo Adriany, presidente enquanto prefeito de Garuva e que entregou o cargo, agradeceu os prefeitos e a equipe da Amunesc pelo trabalho conjunto. “Saímos de um paradigma da Amunesc como um ponto de encontro de prefeitos para um escritório de projetos e de decisões para os municípios. Desejo um excelente mandato ao novo presidente e estou sempre disposto a contribuir com os colegas”, destacou.
Posse do CIM-Amunesc e a nova diretoria
Durante o evento também foi empossado o presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário – CIM-Amunesc, que tem a liderança de Jefferson Garcia, prefeito de Itapoá. “Nossa missão é dar continuidade à contratação e condução de projetos consorciados que impactam e beneficiam a região”, comentou o presidente.
A diretoria de 2025 da Amunesc será formada pelo primeiro vice-presidente e prefeito de Rio Negrinho, Caio Cesar Treml, e pelo segundo vice-presidente e prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho.
O Conselho Fiscal é formado pelo prefeito de Itapoá, Jeferson Rubens Garcia, o prefeito de São Bento do Sul, Antônio Joaquim Tomazini Filho e o prefeito de Garuva, Plotino de Bitencourt, além do conselho fiscal suplente, formado pelo prefeito de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, o prefeito de Balneário Barra do Sul, Ademar Borges e o prefeito de Araquari, Ludgero Jasper Júnior.
A Amunesc é constituída por nove municípios da região, Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.
EVETEA da ponte entre a Vigorelli e a Vila Glória
Durante a assembleia de posse, o CIM-Amunesc anunciou a conclusão da licitação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ponte entre a Vigorelli e a Vila da Glória. O Consórcio Infras-Caruso foi o vencedor para o estudo que prevê 18 meses de atividades e investimento de R$ 4,3 milhões.
O estudo será rateado entre os municípios diretamente impactados com a obra na seguinte proporção: 10% para Garuva, 20% para Itapoá, 30% para São Francisco do Sul e 40% para Joinville.
O modelo contempla a avaliação dos benefícios diretos e indiretos decorrentes dos investimentos em implantação de novas infraestruturas de transportes ou melhoramentos das já existentes. A avaliação apura os índices de viabilidade verificando se os benefícios estimados justificam os custos com o projeto e a execução da obra. Além de otimizar o uso de recursos públicos, a metodologia do EVTEA inclui levantamento de dados necessários para o licenciamento ambiental, traz a previsão de custos da obra e cria a oportunidade de buscar financiamentos internacionais.
“Com esse estudo, teremos condições de definir o melhor modelo construtivo e buscar financiamentos internacionais, além da parceria com o Governo do Estado para viabilizar o projeto”, comentou o presidente Adriano Silva. A sugestão de conduzir o estudo de viabilidade da ponte foi feita pelo do prefeito de Joinville, em janeiro de 2024, quando o CIM-Amunesc começou a conduzir o processo.