Em reunião na ACIJ na noite desta segunda-feira, dia 21, o prefeito Udo Döhler apresentou as principais obras e realizações destes primeiros 18 meses de gestão, com destaque para as áreas de saúde, com novos leitos hospitalares, e para a educação, com a entrega de computadores portáteis para professores e tablets para alunos da rede pública municipal, entre outras ações.
Num encontro com a presença do senador Luiz Henrique da Silveira e do deputado federal Mauro Mariani, entre inúmeras autoridades políticas e empresariais, o prefeito ainda apresentou o plano de ação prevendo a Joinville de 2030.
O presidente da ACIJ João Joaquim Martinelli apresentou alguns pleitos, como o cronograma para implementação das câmeras de segurança e a redução de tributos com vistas à diminuição da Tarifa do transporte coletivo.
Com relação à Burocracia, o prefeito disse que é preciso buscar a redução dos prazos e simplificação dos processos.
Sobre o novo hospital proposto pela ACIJ, Udo Döhler reconhece a necessidade de um novo hospital, mas destacou que ainda há espaço para ampliação do Regional. O presidente João Martinelli salientou que essa proposta deve se consolidar no médio prazo e ambos consensaram que o futuro hospital de referência seja erguido na zona sul e de fácil acesso para outros municípios.
O senador Luiz Henrique se manifestou sobre as reformas e defendeu Eleições únicas para todos os cargos, com mandatos de seis anos e também a desfederalização do modelo brasileiro e dos recursos, entre outras providências.
Na mesma reunião, o vice-presidente da ACIJ e da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, falou do Encontro Empresarial Brasil e Alemanha, que em 2014 será em Hamburgo, na Alemanha, e no próximo ano em Joinville, pela primeira vez.
Ao finalizar, o presidente Martinelli anunciou a agenda das reuniões do Conselho:
28/07 – Presidente da Fiesc Glauco José Corte
04/08 – Candidato a governador Paulo Bauer
11/08 – Candidato a governador Claudio Vignatti