Neste sábado, 17 de fevereiro, a Prefeitura de Joinville promove o “Dia D – Joinville contra a dengue”. O objetivo da ação é estimular a população de todos os bairros a verificar os quintais das residências, eliminando os focos do mosquito Aedes aegypti. O mutirão estava previsto no plano lançado em dezembro de 2023.
“O combate à dengue é uma ação permanente para o time da Prefeitura, mas a colaboração da população é fundamental. Se cada joinvilense eliminar a água parada na sua casa, vamos reduzir muito os criadouros e, consequentemente, o número de focos”, explica a prefeita em exercício, Rejane Gambin.
No dia 9 de fevereiro, foi divulgado o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que indicou que 85% dos focos do mosquito em Joinville são encontrados nos quintais das residências. O relatório levou em conta visitas realizadas em 5,8 mil imóveis em todas as regiões da cidade.
MUTIRÕES NOS BAIRROS
Para colaborar com a organização das ações do “Dia D”, no dia 17, a partir das 8 horas, a Prefeitura de Joinville terá pontos de apoio em quatro bairros com elevado registro de focos do mosquito em quatro regiões da cidade: no CEU Aventureiro (rua Theonesto Westrupp, 627 – Aventureiro); na UBSF Saguaçu (Rua Iririú, 110 – Saguaçu); na Unidade Regional de Obras Sudoeste (Rua do Campo, 664 – Morro do Meio); e na UBSF Paranaguamirim (Rua Elizabeth Rech – Paranaguamirim).
Nestes locais, as equipes da Vigilância Ambiental, com apoio das Forças de Segurança e de voluntários farão visitas em residências e em comércios, além do tratamento de bocas de lobo e da aplicação de fumacê, larvicida e inseticida.
“Todos os joinvilenses podem fazer a sua parte no “Dia D”: é só verificar o quintal de casa e eliminar os pontos que tenham água parada. Leva apenas dez minutos e faz a diferença para a saúde pública da nossa cidade”, reforça Rejane.
DETETIVES DA DENGUE
As Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino de Joinville estão realizando mais uma edição do projeto “Detetives da Dengue”, com distribuição de checklist para os alunos com a indicação de locais que devem ser verificados em suas casas. A intenção da atividade é estimular as famílias a criar o hábito de eliminar lugares com água parada.
Desde o início deste ano, 1.360 casos de dengue foram confirmados em Joinville. No mesmo período, 2.350 focos foram eliminados pelos agentes da Vigilância Ambiental. Cinco joinvilenses perderam a vida em função de complicações causadas em decorrência da dengue.