Advogado, empresário e presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), João Joaquim Martinelli, irá receber o título de Cidadão Benemérito de Siderópolis, no Sul do Estado. A solenidade acontece na Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 14, às 19h. Com sessão solene proposta pelo vereador Angelo Frank Salvaro (PSB) e, aprovada pelos nove legisladores, à cerimônia será conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Roni Remor (PSB).
“Nós vamos dar o título por ele ser um cidadão da nossa terra e, foi tipo de um desbravador. Como se diz aqui no Sul, saiu com uma mão na frente e a outra atrás e venceu na vida”, comentou o proponente. O título é destinado aos nascidos no município e que se destacaram pela trajetória. Unidades de ensino e instituições de Siderópolis e Criciúma recebem constantemente contribuições do homenageado, como condicionadores de ar, cadeiras de roda, entre outras doações realizadas por meio do Instituto Martinelli Solidariedade.
O início
João Joaquim Martinelli nasceu em uma família de agricultores italianos na comunidade de Rio Patrimônio, em Siderópolis; tem 68 anos. A mãe Valentina Rosso Martinelli, 92 anos, vive na cidade de 14 mil habitantes, onde também residem seis de seus filhos; outros cinco estão em Joinville; o pai José Martinelli é falecido. À época, o plantio da banana era a atividade familiar, embora o município, no passado, tenha se desenvolvido com a atividade siderúrgica, através da extração do carvão.
“Na época, para eu conseguir estudar era preciso frequentar o seminário e, lembro-me de o meu pai algumas vezes questionar se eu queria desistir, porque era tudo muito rígido”, recorda o advogado. Por meio do seminário foi para São Paulo estudar o ensino médio, e, em 1976, formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP); na mesma instituição obteve especialização em direito tributário e societário. Ao retornar à Santa Catarina, casou-se com a jaraguaense Neusa Martinelli, com quem tem três filhos, e juntos escolheram viver em Joinville.
Trajetória profissional
Atualmente João Joaquim Martinelli preside a ACIJ, em seu quarto mandato. É presidente do Martinelli Advogados, onde gera mais de 750 empregos diretos. Preside o Conselho de Administração da Softville, instituição voltada ao desenvolvimento tecnológico de Joinville. É Consul Honorário da Itália em Joinville e Região e Cavaliere Della Ordine Della Stella Della Solidarietà Italiana, título concedido pelo Governo Italiano. Em 2008 fundou o Instituto Martinelli Solidariedade, voltado ao desenvolvimento de ações comunitárias direcionadas à educação e a saúde.