A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) retoma as tradicionais reuniões do conselho e diretoria, às segundas-feiras, no dia 2 de março, às 18h30. O convidado para abrir a sequência de agendas públicas durante o ano é o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Ricardo Roesler.
De acordo com o presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli, o convite surgiu com intuito de demonstrar apreço em tê-lo à frente de um dos principais órgãos do Poder Judiciário do Estado. “Ele se destacou muito na carreira, parte dela em Joinville e tem uma história de vida bonita. Queremos conhecer os planos do mandato e, como na posse destacou a integração, penso que o setor privado é parte desse processo”, comentou Martinelli.
Roesler tomou posse no dia 31 de janeiro em substituição ao desembargador Rodrigo Collaço; comandará o Poder Judiciário estadual no biênio 2020/2022. Ao assumir a função, em seu discurso, falou sobre três pilares de valoração: informação, integração e inovação, mas também fez referência à importância dos serviços prestados à sociedade e a manutenção do sistema democrático e supremacia dos poderes.
Ricardo Roesler é natural de São Bento do Sul, começou a carreira como juiz substituto em 1987. Atuou nas comarcas de Joinville, Barra Velha, Sombrio e Jaraguá do Sul. Depois retornou para Joinville onde permaneceu por 14 anos, – 1993 a 2007. Em seguida promovido ao cargo de juiz de direito de 2º grau, depois assumiu como desembargador em junho de 2012. Foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) em dezembro de 2017 e assumiu o cargo em março de 2018, fazendo o sucessor. Antes de assumir o TJSC integrava a 3ª Câmara de Direito Público do TJSC.