A primeira fase do Programa “Joinville Emprega+” foi apresentada nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, para representantes de indústrias sediadas em Joinville, em reunião virtual promovida pela ACIJ, que é uma das entidades responsáveis pela iniciativa, em parceria com Prefeitura e FIESC.
O programa tem como objetivo a qualificação profissional de moradores de Joinville que estejam desempregados, desalentados ou informais para que possam se habilitar a uma vaga no mercado de trabalho.
Nesta primeira etapa, de acordo com Emerson Zappone, presidente do Consep (Conselho das Entidades Patronais), serão oferecidas oportunidades de qualificação de mão de obra em quatro bairros da cidade, para que pessoas aprimorem sua formação e se habilitem às vagas abertas. A participação é gratuita e estarão envolvidas entidades e ONG’s dos próprios bairros, que atuarão como mobilizadores.
Haverá sete opções de cursos de 40 horas oferecidos pela SENAI, que deverão beneficiar 1.400 pessoas, com a participação de 20 empresas promotoras até o final do ano. As aulas serão realizadas à noite nas escolas municipais dos bairros.
“As empresas poderão sugerir novos cursos ou modificações voltadas para as necessidades de contratação. Também poderão analisar o perfil dos candidatos, que serão acompanhados pelo programa durante o primeiro ano para verificar a taxa de efetivação nas empresas”, explica Zappone.
Um dos principais objetivos do programa é manter a força de trabalho de alta qualificação e performance como diferencial competitivo de Joinville.
“Este programa trabalha dois pilares da ACIJ: o econômico e o social. Na questão econômica, vai contribuir para as empresas preencherem postos de trabalho com profissionais mais qualificados. Na questão social, será um reforço para quem procura um emprego retornar ao mercado de trabalho”, afirma o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini.