Com a missão de oferecer tratamento mais humanizado a pacientes renais crônicos, a Fundação Pró-Rim expôs a evolução da instituição pioneira em Santa Catarina na área de transplantes renais. O médico Hercilio Alexandre da Luz apresentou os números da gestão na reunião desta segunda-feira, 13, na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). A instituição de saúde surgiu com a iniciativa do médico José Aloisio Vieira.
Fundada em 1987, a Pró-Rim realizou 1,8 mil transplantes em parceria com o Hospital Municipal São José. Somente este ano, são 30 procedimentos. “Hoje temos 115 pacientes em tratamento e 12 em preparo para transplantar e realizamos 102 mil sessões de diálise por ano”, destacou Luz, responsável por fundar a instituição com Dr. Xuxo. Segundo o médico, estão em tratamento pessoas de 17 estados e há unidades de diálise em Santa Catarina e no Tocantins.
A Pró-Rim é única instituição de nefrologia certificada internacionalmente pela Accreditation Canadá International. Neste ano, da Austrália, veio o prêmio de segundo lugar no ISN Community Award, o Congresso Mundial de Nefrologia 2019, realizado em Melbourne. A instituição de saúde também é acreditada pela Sociedade Internacional de Diálise Peritoneal.
Lançamento do livro
Durante solenidade no Salão Tigre, na ACIJ, foi lançado o livro “O Doador de Esperança, lembranças da vida de José Aluísio Vieira, o Dr. Xuxo”. Com 143 páginas e 14 breves capítulos, a obra remete à vida do médico precursor do trabalho de hemodiálise na cidade. O presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli prestigiou o evento.
Em 1987, Xuxo fundou a Fundação Pró-Rim em parceria com o médico Hercilio Alexandre da Luz. Como fruto, o primeiro transplante e a primeira hemodiálise de Santa Catarina. A narrativa do livro inicia com recordações da cidade na década de 40, quando nasceu, depois aborda os estudos em medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), as pesquisas em nefrologia nos Estados Unidos e a situação da saúde pública.
Também dedicou capítulos aos pais, em especial a mãe e professora Herondina da Silva Vieira e a formação de três filhos médicos; fala também sobre a política local e a Joinville do futuro. Segundo o autor, o valor a arrecadado com a venda do livro será destinado ao tratamento de pacientes renais. Interessados podem adquirir na sede da fundação e no site da Amazon.