Acompanhados dos pais, meninos e meninas realizaram testes e passaram por avaliações e entrevistas na unidade central do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Do total de inscritos, 150 alunos da faixa etária de 10 a 18 anos farão parte da turma que iniciará atividades no dia 6 de março.
Délia de Souza Prim, coordenadora pedagógica dos bombeiros mirins, explica que a intenção é ampliar o trabalho com os jovens, que recebem orientações de cidadania e ao atingiram a última etapa, aos 18 anos, estão preparados para o curso de formação e atuar no contingente adulto da corporação.
Além das informações básicas inerentes do serviço de emergência, os mirins este ano terão aulas de música, atividades esportivas e de teatro. "A formação musical vai lhes permitir ingressar na banda do Corpo de Bombeiros, o futebol e judô a prática esportiva e o teatro será utilizado como um meio de repassarmos às crianças ações de prevenção que poderão levar à comunidade", diz.
O número de interessados em fazer parte do projeto demonstra, na avaliação da coordenadora pedagógica, a importância do trabalho com crianças e adolescentes realizado há 25 anos pela corporação de Joinville. "Atualmente temos um grupo de 150 participantes e agora, com a nova turma, teremos condições de atender a um número maior de famílias por meio da formação sócio-educativa".
Coordenado pelo vice-presidente Adriano Bornschein Silva, que também atua como bombeiro voluntário, o projeto busca recursos para a manutenção das atividades. A idéia é contar com o apoio de empresas, na comunidade e junto ao poder públieo, além de eventos como a promoção "Yaksoba do Bombeiro Mirim" realizada no ano passado. No dia 25 de março, a Câmara de Vereadores deve realizar uma sessão solene em homenagem aos 25 anos do projeto Bombeiro Mirim.