A Receita Federal prorrogou o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para o dia 31 de maio. Antes, a data limite era 29 de abril.
A ampliação do prazo foi informada por meio de uma instrução normativa publicada no Diário Oficial da União neste dia 5 de abril.
Segundo a Receita Federal, a prorrogação tem o objetivo de mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da covid-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações.
LEIS DE INCENTIVO
Agora, você tem mais tempo para ajudar projetos sociais e culturais da sua cidade com o seu IRPF.
É possível destinar parte do seu Imposto de Renda Pessoa Física para auxiliar projetos sociais ou culturais de sua cidade sem gastar um centavo a mais e ainda manter parte deste tributo na sua cidade.
O imposto de renda devido pode ser destinado a projetos aprovados nas leis de incentivo à cultura, de incentivo ao esporte, Fundo da Infância e Adolescência (FIA), Fundo do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas), por exemplo.
BANCO SOCIAL ACIJ
Você conhece o Banco Social ACIJ?
É programa cujo objetivo é promover o encontro de projetos sociais e culturais com empresas e pessoas físicas que tenham interesse em fazer a doação e ter o benefício da dedução fiscal, por meio de leis de incentivo.
São cadastradas iniciativas do terceiro setor nas áreas da cultura, educação, esportes e saúde, em um banco de projetos.
Acesse o link www.acij.com.br/banco-social para saber como cadastrar projetos, como fazer doações ou conhecer os projetos que hoje fazem parte do Banco Social da ACIJ.