Joinville possui um número limitado de voos. Poucos destinos geram a necessidade de intermitentes conexões. No final da década de 90, o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola operava com 25 partidas diárias para nove locais com um número reduzido de passageiros. A movimentação atual é de 433 mil viajantes. Percebe-se de que as companhias aéreas não estão interessadas em atender o contingente do município e cidades da região. Estão forçando o deslocamento para outros aeroportos ao reduzir as opções de horários.
“Consultar se outras companhias têm interesse em operar mais voos pelo aeroporto”
É o caso da Gol Linhas Aéreas que cancelou todos os voos com destino a Guarulhos até o dia 15 de dezembro – com a justificativa de adaptação nas aeronaves conforme recomendam as normas técnicas internacionais. Neste contexto, embora haja deliberação pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) vai consultar se outras companhias têm interesse em operar mais voos pelo aeroporto, como exemplo, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
Existe um receio de que em breve haja uma caracterização de monopólio de voos de uma única companhia aérea entre Joinville e Congonhas ou Joinville e Guarulhos. Pode acarretar na elevação do valor das passagens, indiscriminadamente. Além disso, a falta de opções atrapalha bastante a dinâmica das empresas joinvilenses na capital paulista. É péssimo para os negócios.
Carlos Junior/ACIJO prefeito Udo Döhler fez um breve balanço da sua administração em reunião pública na ACIJ e destacou o fluxo de caixa garantido até dezembro de 2021; até março serão entregues quatro novas unidades de saúde e, na educação, a rede municipal será avaliada pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) a partir do próximo ano. Döhler destacou ainda os R$ 530 milhões de investimentos para ampliar o fornecimento de água e da rede de coleta e tratamento de esgoto sanitário.
Agenda
- 17/10, curso: Preposto na Justiça do Trabalho, das 8h30 às 17h30, na Sala Moacir Bogo.
- 22 a 24/10, curso: A arte da comunicação eficaz, das 18h30 às 22h30, na Sala Martinelli.
- 24/10, workshop: Canvas, das 18h30 às 22h30, na Sala Nivaldo Nass.
BENEMÉRITO: Advogado, empresário e presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli, recebe hoje o título de Cidadão Benemérito de Siderópolis, no Sul do Estado. A sessão solene na Câmara de Vereadores tem início às 19h, com proposição do vereador Angelo Frank Salvaro (PSB) e, aprovada pelos nove legisladores. A cerimônia será conduzida pelo presidente Roni Remor (PSB). A honraria é destinada aos nascidos no município e com trajetória de vida reconhecida publicamente.
INOVAÇÃO: Amanhã, às 18h30, o Núcleo de Jovens Empreendedores promove o seminário sobre robótica e inteligência artificial e os impactos na produtividade. Os palestrantes são o diretor geral da Pollux Vision, Gustavo Baumgarten; e o gerente de produtos digitais e inovação da Companhia Hering, Klaus Schuldt.
PRESENTE: Útil Natal é um cartão de benefício gratuito e exclusivo para colaboradores das empresas vinculadas a entidade. Em vez de cestas ou do tradicional peru, as companhias poderão presentear funcionários com o benefício, sendo possível creditar qualquer valor no cartão pré-pago. Pode ser utilizado em restaurantes, supermercados, panificadoras e postos de combustíveis. Informe-se na ACIJ.
UNIVILLE: No dia 21, às 18h30, a ACIJ recebe a reitora Sandra Furlan para falar sobre o cenário do ensino superior e o protagonismo da Univille. Será formalizado convênio que permite aos associados, colaboradores e dependentes obterem descontos nas mensalidades de todas as especializações, pós-graduações e cursos de qualificação profissional no formato de extensão. No dia 31 a universidade reelege nova reitoria para gestão 2020 a 2023.
CORRETORES: Dados do mercado de seguros compõe a programação da segunda edição do Conectando Corretores de Seguros (CONCOR), nesta quinta-feira, 17, às 18h30, na ACIJ. Organizado pelo Núcleo de Corretores terá participação de profissionais de todo o Estado e conta com as palestras de dois reconhecidos especialistas do setor: “Tecnologia e inovação para corretor de seguros”, com Gustavo Dória Filho, fundador do Click Seguros e do Centro de Qualificação do Corretor de Seguros. “Responsabilidade civil e seus impactos”, com a PhD em direito Angélica Carlini, também doutora em educação, direito político e econômico.
QUALIDADE: Fomentar negócios, contribuir com o desenvolvimento das empresas e a troca de conhecimento com profissionais do setor são o objetivo do Simpósio da Qualidade. Associados pagam 54 reais e não associados 72 reais; o evento está em sua quinta edição e acontece no dia 23, das 13h30 às 19h.
LEGISLAÇÃO: A Lei da Liberdade Econômica (13.874/19) foi sancionada em setembro e altera regras para o setor empresarial e colaboradores. A legislação será tema de seminário na ACIJ, com organização do Núcleo Jurídico. Acontece dia 24, das 19h às 21h. Entre os temas a serem abordados: novos procedimentos em portos, lei de licitações, mudanças nas regras de jornada de trabalho, alterações no pagamento de dívidas de empresas e estabelecimentos que poderão abrir sem alvarás ou licenças.
TELEVISÃO: A ACIJ recebe a comunidade dia 28, às 18h30, para conhecer a trajetória do Grupo Sistema Catarinense de Comunicações (SCC), com o presidente Roberto Amaral, e o vice-presidente de mercado, Carlos Amaral.
Você sabia?
O Relatório de Estabilidade Financeira demonstra expansão do crédito às pequenas e médias empresas, mas há retração para grande porte. O risco de crédito as grandes companhias é elevado, mas os bancos têm capacidade para absorver – Fonte: BCB