Essa semana Joinville foi informada oficialmente de que a Gol não fará mais a rota para Congonhas e vai concentrar os voos para Guarulhos. Por um lado, pode facilitar conexões internacionais e para o restante do país, por outro, afetará a mobilidade para a capital de São Paulo. Ficaremos reféns de uma companhia aérea com liberdade para estabelecer os preços das passagens.
“Ficaremos reféns de uma companhia aérea com liberdade para estabelecer os preços das passagens”
Estávamos insatisfeitos e requisitamos mais horários para a capital paulista e, nos deparamos com redução a partir de novembro. A impressão que as companhias aéreas passam para Joinville é de que houve um entendimento de que uma das empresas fará Guarulhos e a outra Congonhas. Este cenário leva à conclusão de que a romaria para os aeroportos de Navegantes e Curitiba se intensificará e o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola perderá a relevância.
Quando o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, esteve na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), confirmou a privatização do terminal, juntamente Curitiba e Navegantes. Poderemos ter melhor estrutura física, mas a preocupação é de que as companhias aéreas não irão ampliar os voos e, sim, reduzir.
Outro assunto que merece a atenção foi à informação do secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, presente na ACIJ. Ao ser questionado sobre a Serra Dona Francisca (SC 418), respondeu: “a ideia é dar continuidade somente aos serviços de manutenção porque os acidentes passam pela conscientização dos motoristas. E, sobre a iluminação, estamos buscando uma solução tecnológica sem o cobre, há estudos para Parceria Público Privada (PPP). Em resumo, nenhuma solução à vista. Está tudo como dantes no quartel d’Abrantes.
Carlos Junior/ACIJDurante exposição na ACIJ, o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, confirmou o leilão do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em novembro de 2020. Entre a publicação do edital e data licitação internacional, as empresas interessadas têm cem dias de prazo. Na foto, esquerda para a direita, Marcos Krelling (diretor da ACIJ), Adriano Silva (vice-presidente da ACIJ), Ronei Glanzmann (secretário da SAC)
Agenda
- 26/09, workshop: Aperfeiçoamento de secretárias, das 8h30 às 17h30, na Sala Nivaldo Nass.
- 30/09, palestra: Marketing de conteúdo e gestão de redes sociais, das 8h30 às 17h30, no Salão Nivaldo Nass.
- 1 e 2/10, curso: Linkedin na prática, das 18h30 às 22h30, na Sala Nivaldo Nass.
ACIJ Compliance Summit
Garantir a prática de condutas corporativas adequadas em todos os níveis hierárquicos das empresas é o objetivo da segunda edição do ACIJ Compliance Summit, nesta quarta-feira, 25, das 8h às 18h. Serão sete palestras que abordam como o setor econômico pode chegar aos patamares de segurança e conformidade. O evento é organizado pelos Núcleos de Crédito e Cobrança, Empresas Contábeis, Gestão Empresarial, Jurídico, Meio Ambiente, Mulheres Empreendedoras, Negócios Internacionais e Tecnologia e Inovação; tem a parceria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).
Programação
- 8h: café seguido de abertura;
- 9h: palestra a importância da resiliência para o profissional de compliance, com Luciana Rocha, CEO da Startup Tutore e líder do Compliance Coach da Legal Ethics & Compliance;
- 10h: painel investimentos responsáveis e o compliance ambiental, com Fabiana Vidigal Diniz, do CMT Advogados e autora do livro “Temas Específicos de Compliance”;
- 10h: painel compliance no comércio exterior, com Janaina Couto, gerente de Logística da Kavo Kerr e integrante do Trade Compliance Team do Grupo Danaher;
- 14h: painel os efeitos da lei anticorrupção no ambiente empresarial, com Miguel Teixeira Filho, da Teixeira Filho Advogados e dirigente da Associação Sul Brasileira de Consultores em Compliance;
- 14h: painel Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com Felipe Navas Próspero, membro do Grupo de Trabalho Compliance em Proteção de Dados da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs;
- 16h: painel inovação sobre risco e compliance da indústria 4.0., com Fernando Zanoni, membro da Society of Corporate Compliance & Ethics e Associação Brasileira de Auditoria, Riscos e Compliance;
- 16h: painel inovação com o case da Renault, compliance, caminho certo, com Gustavo Aranha, gerente Regional América Latina de Compliance, Controle Interno, Gerenciamento de Riscos do Grupo Renault.
COMUNIDADE: Amanhã, 24, tem encontro do Programa Gestão Compartilhada Sul, na Tecnoiso, no bairro Floresta. E na quarta-feira, 25, acontece na Fundação Pró-Rim. Ambos são públicos, das 7h45 às 9h30, com abordagem sobre revolução digital.
CARROS: Neste mês em 44 cidades realizam o movimento Inspeção Veicular Gratuito (IVG). Em Joinville, neste sábado, 25 oficinas ligadas a ACIJ farão, gratuitamente, a perícia. A ação é do Núcleo Estadual das Automecânicas e, em Joinville, do Núcleo de Reparação Automotiva.
CASE: Como a Docol transformou inovação e desenvolvimento de pessoas em resultados, tema de segunda-feira, 30, às 18h30. O presidente da empresa, Guilherme Bertani, vai expor como a companhia se consolidou como a maior exportadora de metais sanitários da América Latina.
Você sabia?
A receita tributária estadual formada por ICMS, IRRF, IPVA e ITCMD totaliza R$ 16,635 bilhões neste ano. No entanto, teve pequena retração de 1,1% nos meses de junho e julho, totalizando R$ 2,305 bilhões. Quando comparada ao mesmo período do ano passado, cresceu 5,9% e 15,3% nos últimos 12 meses – Fonte: Boletim SDE.