A Reforma Tributária, em gestação no Congresso Nacional, conta com uma substancial contribuição do Movimento Brasil Eficiente- MBE, segundo Carlos Rodolfo Schneider, ex-presidente da ACIJ.
De acordo com Schneider, um dos idealizadores do MBE, a proposta visa a simplificação tributária, mas não há como evitar o aumento de arrecadação via majoração de impostos, já que o governo não fará uma redução drástica dos seus gastos.
“Esperamos que seja, pelo menos, um aumento temporário de carga tributária. Não há espaço para aumentar os tributos. A sociedade precisa mostrar sua força, para conseguirmos avançar na busca do equilíbrio entre receita e despesa”.
Carlos Schneider também falou da criação do Conselho de Gestão Fiscal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, para monitorar as ações do Governo Federal.
BRASIL-ALEMANHA
No embalo dos eventos de negócios e integração entre Brasil e Alemanha, a ACIJ – recebeu na reunião do Conselho o presidente da Câmara de Comércio Brasil Alemanha – Santa Catarina, Markus Blumenschein.
Nascido em Friedrichshafen (Alemanha), Markus é PhD em Geografia Econômica pela Universidade de Tübingen, na Alemanha. Defendeu tese de Doutorado sobre Inovação na Agroindústria do Cerrado, no Mato Grosso. Foi coordenador do Ano Alemanha+Brasil em Santa Catarina.
A Câmara, que tem por objetivo fomentar negócios entre o Brasil e a Alemanha, está presente em 90 países, por meio de 130 Câmaras Binacionais Alemãs. Mantém programa de especialistas seniores alemães, parceria com órgãos governamentais e terá um lounge business na Oktoberfest de Blumenau neste ano.
Markus enumerou as principais ações que envolvem os dois países, na região de Santa Catarina, e sugere que a Alemanha pode apoiar em diversos setores da economia.