Responsabilidade social da ACIJ
Com o acesso a cultura erudita e popular o cidadão molda a sua formação. No esporte aprende a ganhar, perder e conviver em grupo. Da educação de qualidade, às oportunidades para o mercado de trabalho. Da força da saúde a qualidade de viver bem. E, nas ações sociais o legado deixado para a sociedade. Neste contexto, a Associação Empresarial de Joinville fundou em 2016 o Banco Social da ACIJ.
Todos que tenham imposto de renda a pagar, contribuam com os projetos da cidade
Projetos de incentivo ao esporte, a cultura, a saúde, a educação e a assistência social podem receber aporte financeiro de pessoas físicas e jurídicas vinculadas à entidade. A captação dos recursos ocorre por meio da legislação de incentivo, uma delas a Lei Rouanet. O cadastro pode ser realizado pelo site da ACIJ, onde há todas as recomendações sobre documentação que o proponente deve apresentar.
O Banco Social de Projetos surgiu para apoiar o desenvolvimento e a realização de ações que de alguma maneira melhorem a vida dos cidadãos joinvilenses. Além da aproximação dos potenciais doadores aos projetos aprovados a ACIJ estimula a confecção com capacitação as organizações sociais e do terceiro setor. Há um incentivo para a doação via dedução fiscal. Também é possível ter na entidade o espaço para as palestras, consultorias e a orientação jurídica para formular as propostas. A captação com renúncia fiscal tem aberto a possibilidade de a iniciativa privada investir patrocínio de maior número de projetos.
Como exemplo de beneficiado e, que merece ser olhado com atenção pela cidade neste ano, está a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Além deste outros projetos já integraram o Banco Social da ACIJ, como do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, do Instituto Juarez Machado, da Associação para Integração Social de Crianças e Adolescentes Especiais (Apiscae), do Instituto Priscila Zanetti, da Banda dos Bombeiros Mirins, dentre outras importantes iniciativas. A ACIJ conclama para que todos que tenham imposto de renda a pagar, contribuam com os projetos da cidade.