Diante da importância dos Núcleos para a Casa, o presidente João Joaquim Martinelli passou a presidência da reunião da segunda-feira, dia 9 de julho, para a presidente do Conselho dos Núcleos, Andréa Effting Rossi.
são 25 Núcleos com 510 empresas participantes, com o foco em melhoria contínua e aumento da produtividade das associadas. “O associativismo é de grande importância para nossas empresas. Depois que se entra, é difícil sair. Eu consigo perceber a evolução de cada Núcleo e de suas empresas”, avalia Andreia.
Ao longo dos últimos 12 meses, os Núcleos realizaram 55 eventos com cerca de 11 mil pessoas, o que mostra o envolvimento, no trabalho de vários temas e na defesa de algumas bandeiras da classe empresarial e da comunidade.
Andreas Dohle, parceiro da ACIJ em organismos alemães, como a Câmara de Artes e Oficios de Essen, através da Facisc e CACB – Confederação das Associações Comerciais do Brasil, falou sobre o trabalhos dos Núcleos, no Brasil e na Alemanha. Contou a história do Projeto Empreender, que nasceu em Joinville há 27 anos.
Na sequência, Altair Gaspar falou sobre o case do Núcleo de Automação, Prêmio Referência Bronze. Fortalecimento da marca, competitividade, capacitação, desenvolvimento dos profissionais e geração de negócios foram os temas centrais.
Para falar sobre o Case Prata, do Núcleo de Construção Civil, foi chamado o ex-presidente Fabiano Vieira, que destacou as ações de fortalecimento no período de crise, com o desenvolvimento de fornecedores e capacitação, com os cursos de Patologias e com o Programa de Gestão de Alta Performance.
Camila Eda, do Núcleo de Negócios Internacionais, apresentou o Case do Núcleo Referência Ouro, com destaque para o Meeting Comex, capacitação das empresas nucleadas e interação com a comunidade internacional.