Em atividades desde janeiro de 2018, o Observatório Social do Brasil – Joinville é uma entidade não-governamental, apartidária, sem fins lucrativos e que atua com base em três pilares a serviço da comunidade: 1) Monitoramento de Licitações, Monitoramento do Legislativo e Educação Fiscal.
A iniciativa tem o apoio da ACIJ.
Os trabalhos são realizados de forma voluntária. E as despesas das atividades são pagas por meio de recursos doados por empresas e pessoas físicas.
Neste começo de ano, o Observatório Social do Brasil – Joinville está buscando novos mantenedores para ajudar no custeio das atividades da organização, entre elas a contratação de estagiários para auxiliar no trabalho diário de planilhas, análises de editais de licitações, entre outros – o trabalho “de campo” é realizado pelos voluntários.
Assista o vídeo institucional do Observatório Social do Brasil – Joinville
COMO POSSO AJUDAR?
Entre em contato com a Terezinha Exterkoetter, executiva da organização, pelo whats (47) 99248-8300 ou pelo email joinville@osbrasil.org.br
O QUE É UM OBS?
O Observatório Social do Brasil – OSB é um sistema composto por mais de 150 Observatórios municipais (em 17 estados) e 1 estadual, com atuação de mais de 3.500 voluntários. É um espaço democrático e apartidário, para o exercício da cidadania e procura reunir o maior número de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. O Estado de Santa Catarina é o primeiro a ter um Observatório que monitora a gestão a nível estadual.
O que é o OSB-Joinville?
É uma entidade apartidária, sem fins econômicos e não-governamental, que atua no exercício da cidadania e controle social, buscando a qualidade da gestão pública no município de Joinville. Atua basicamente em três pilares: 1) Monitoramento de Licitações (análise de editais, acompanhando entregas, monitorando obras), 2) Acompanhamento do Legislativo (analisando a produção legislativa, o absenteísmo, o impacto dos projetos e leis para o município e os gastos da Câmara de Vereadores) e 3) Educação Fiscal, através de programas como o Observador Social Mirim, para 4º ano do ensino fundamental. Além de promover diversas atividades em atendimento aos programas idealizados pelo Sistema OSB, do qual é filiado, como a Força Tarefa Cidadã, Projetos de avaliação da Transparência nos portais dos órgãos municipais, entre outros, sempre através do envolvimento de voluntários.
De onde o OSB-Joinville tem recursos para sua manutenção?
O OSB-Joinville é mantido pela iniciativa privada, onde tanto empresas quanto pessoas físicas podem contribuir, seja através com recursos financeiras, espaço para instalação e desenvolvimento de suas atividades ou ainda, pessoas que queiram contribuir com trabalho, dedicando algumas horas por semana.
De que forma é realizado o trabalho voluntário?
A pessoa que deseja contribuir com trabalho voluntário irá atuar dentro das atividades desenvolvidas pelo Observatório Social. Para isso irá após preencher a ficha de cadastro, se aprovada, fará algumas capacitações obrigatórias, todas em formato AED. Também irá participar das reuniões mensais onde são discutidos os trabalhos em andamento e também, os temas e projetos que estão no radar para futuro desenvolvimento.
Onde fica a sede do OSB-Joinville?
O Observatório iniciou atividades em uma sala dentro da ADEJ e, acabou recebendo um espaço em um prédio na Rua Visconde de Taunay, após o evento alusivo ao 1º ano de fundação. Porém no início de 2020 o proprietário acabou locando todo o prédio para uma escola e, solicitou que deixássemos o espaço. Atualmente temos espaço dentro da AJORPEME – Rua Urussanga, 292.