Você sabia que 40% dos oceanos são afetados fortemente por ações erradas do ser humano em relação ao meio ambiente, como poluição e pesca predatória?
Você sabia que até mesmo um inocente descuido em passeios à beira-mar pode contribuir para agravar a estimativa de que há, em média, 13 mil pedaços de lixo plástico por quilômetro quadrado dos oceanos?
Reverter realidades como estas são desafios do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 14, que integra a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O ODS 14 defende a vida na água, com o foco em “conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.
Ele trata da vida marinha e da preservação dos oceanos, com metas para prevenir e reduzir a poluição marinha de todos os tipos, especialmente as decorrentes de atividades terrestres e em rios, que sempre acabam no mar.
Signatária deste importante movimento global liderado pelas Nações Unidas, a ACIJ contribui para o atingimento do ODS 14. Um exemplo é o planejamento estratégico da entidade, que inclui ações em prol da Baía da Babitonga.
A entidade apoia a realização do Zoneamento Ecológico Econômico da região da Baía Babitonga e gerenciamento costeiro, pelos órgãos governamentais, além de participar das discussões locais do Grupo Babitonga Ativa.