O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, participou de forma online da reunião da Diretoria da ACIJ nesta segunda-feira, dia 16 de maio. Ele apresentou um panorama positivo das finanças do Estado e o caixa disponível para o Governo investir nos municípios catarinenses com recursos próprios.
A vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, também participou da reunião. Ela destacou a boa relação da Prefeitura com o Governo do Estado e com a ACIJ para viabilizar relevantes projetos do município.
Paulo Eli reiterou a expectativa do Estado gerar um caixa de R$ 5 bilhões para o ano que vem para investimentos em obras em todas as regiões de Santa Catarina, além do pagamento de dívidas. “O Governo fez bem a lição de casa para poder investir em desenvolvimento sem precisar recorrer a financiamentos”, destacou o secretário.
EIXO DE DESENVOLVIMENTO NORTE
De agosto de 2020 para cá, ACIJ, Estado e Prefeitura vem trabalhando em parceria no Eixo de Desenvolvimento Norte, pacote de projetos de infraestrutura em uma área de Joinville por onde trafegam diariamente 4% do PIB catarinense.
O pacote inclui o elevado da duplicação das rodovias Hans Dieter Schmidt e Edgard Meister, a abertura e duplicação do Eixo K, a duplicação do trecho urbano da rua Dona Francisca e da Edmundo Doubrawa e a abertura e duplicação da avenida Almirante Jaceguay.
PARCERIA
O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, agradeceu a participação do secretário Paulo Eli e da vice-prefeita Rejane Gambin.
E destacou a importância da parceria entre o setor produtivo e o poder público para a concretização de projetos que estimulam o círculo virtuoso da economia – com atração e retenção de empreendimentos, geração de emprego e renda e a consequente ampliação da arrecadação de tributos, que resultam em projetos sociais para o bem-estar da comunidade.