

A convite da ACIJ, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, fez uma visita técnica a trechos da BR-101 e da BR-280 na região de Joinville nesta sexta-feira, dia 7 de fevereiro.
O diretor-executivo do DNIT, Carlos Antônio Rocha de Barros, e o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, e sua equipe, também acompanharam a visita técnica.
O secretário chegou ao Aeroporto de Joinville às 15h15. Acompanhado de representantes da ACIJ, Prefeitura, DNIT e Associação Empresarial de São Francisco, percorreu as duas rodovias até o porto, fazendo paradas em pontos estratégicos para constatar a relevância das demandas apresentadas por lideranças empresariais e políticas da região.
Após uma visita ao porto, o secretário retornou a Joinville, onde jantou com empresários e integrantes da comitiva e fez um balanço da agenda.
“Foi uma visita importante, paramos em vários locais, ouvimos os problemas, verificamos no local os graves problemas que merecem toda a atenção do Ministério dos Transportes. A gente vai começar as obras no segundo semestre no trecho mais próximo do porto, na parte do Instituto Federal até o porto. E no trecho antes do Instituto Federal, estamos contratando o projeto para desenvolver nesse ano, para em 2026 iniciarmos essas obras e começarmos a resolver esse problema em definitivo. Mas já vamos ter várias melhorias com esse trecho perto do porto”, garantiu.
“E na BR-101 estamos concluindo um acordo com a Arteris no Tribunal de Contas da União. E provavelmente já no início do próximo ano já começaremos os investimentos nas multifaixas aqui perto de Joinville”, complementou o secretário George Santoro.
O prefeito de Joinville, Adriano Silva, destacou o papel da ACIJ na visita do secretário executivo do Ministério dos Transportes e a importância das informações compartilhadas sobre a revisão do contrato de concessão da Arteris na BR-101 e o trecho da BR-280 até o Porto de São Francisco.
“O que nós precisamos, de fato, é que essas obras saiam para que justamente a mobilidade urbana em toda a nossa região possa ser beneficiada com essas obras de infraestrutura. Quero parabenizar a ACIJ pelo ato de convidar, trazer e acompanhar essas visitas técnicas e com certeza teremos bons resultados”, ressaltou o prefeito de Joinville.
O presidente da ACIJ, Guilherme Bertani, relatou a aproximação entre lideranças empresariais e políticas com o Ministério dos Transportes que resultou na visita técnica do “braço direito” do ministro Renan Filho.
“Temos sentido a piora galopante das condições de tráfego na BR-101 e na BR-280. O secretário se sensibilizou, veio aqui, sentiu na pele e viu que a situação é temerária em todos os sentidos. Ele afirmou que vai dar uma prioridade nos dois projetos. É uma vitória muito grande não só da ACIJ, mas de toda a comunidade, de um trabalho em conjunto com Prefeitura, vereadores e toda a comunidade para conseguirmos esse compromisso, que, com certeza, vai trazer muitos frutos positivos para todos”, finalizou o presidente da ACIJ.