Na última segunda-feira, promovemos novamente uma reunião sobre o tema Segurança Pública na ACIJ. Foi a terceira vez em 2014 que convidamos nossas autoridades na área para debater a questão, conhecer mais de perto as principais dificuldades e identificar alternativas e soluções que possam ser adotadas em conjunto.
A melhoria da segurança está entre as nossas prioridades e, desde que assumimos em julho deste ano, estamos reivindicando uma melhor estrutura em Joinville, basicamente por meio do aumento do efetivo policial e pela instalação de novas câmeras de monitoramento.
Infelizmente, a licitação das câmeras foi judicializada e não temos boas notícias sobre esse item. Já sobre o aumento do número de policiais, 33 homens que estão em treinamento serão lotados imediatamente em Joinville. Além disso, o governador assumiu compromisso de ampliar as vagas no novo concurso público, exatamente para atender a cidade, que convive com uma defasagem de vários anos.
O tenente-coronel Dirceu Neundorf, representando a 5ª Região da Polícia Militar, confirmou que os próximos 150 profissionais a serem preparados permanecerão no efetivo policial da cidade. Isso já melhoraria bastante o efetivo e, por certo, trará resultados imediatos. A ACIJ acompanhará o desenrolar dos próximos passos para ver materializado esse prometido aumento do efetivo.
A questão da construção de um presídio feminino em Joinville é algo relevante e que deve merecer todo o apoio da comunidade. A ressalva feita diz respeito ao fato deste presídio receber pessoas de toda a região norte do estado. Manter as apenadas distantes da sua família pode dificultar sobremaneira a ressocialização. A recomendação é de que sempre se cumpra pena na cidade onde residem os familiares.
A presença do senador Paulo Bauer e do deputado Kennedy Nunes na reunião de segunda-feira, bem como de líderes das entidades parceiras, como Acomac, Ajorpeme e CDL, sinaliza essa nova postura que devemos adotar, onde todos juntos vão reivindicar nossos mais legítimos direitos. Somar forças e esforços no fortalecimento do Partido de Joinville.