A questão da segurança não é exclusiva das polícias. Num passado recente, a ACIJ realizou um complexo estudo sobre segurança pública que apontava como caminho a participação de toda a sociedade na solução do problema.
Segurança passa, é claro, pelas estruturas policiais, mas também pelo sistema prisional e pelo judiciário, além da participação maior da comunidade, seja com ações preventivas, seja na organização em conselhos comunitários, onde acontece a integração efetiva entre polícia e população.
A solução maior, porém, começa bem antes. Numa sociedade onde se estimule a educação de qualidade e onde se ofereçam oportunidades de trabalho e desenvolvimento para todos, a tendência é de redução drástica de criminalidade e violência.
Na última segunda-feira, recebemos na reunião do Conselho o comandante da Polícia Militar, tenente coronel Eduardo Valles, e o delegado regional de polícia, Dirceu Silveira Junior. No espaço empresarial, tivemos a participação da associada Embrasp, empresa de segurança privada que conta com quase 900 profissionais, possivelmente um efetivo maior do que temos na segurança pública local.
Além de apresentarem suas estruturas e projetos, os líderes das Polícias Civil e Militar ouviram sugestões e responderam perguntas, num momento de debate e troca de informações que mostra a maturidade a que estamos conseguindo chegar.
Naquela oportunidade, surgiu o encontro de propostas entre o Núcleo de Postos de Combustíveis e Autoridades, para uma atuação mais organizada e integrada entre ambos, a fim de reduzir o número de ocorrências nestes estabelecimentos, mais vulneráveis pela sua própria natureza e horários.
O encontro também serviu para constatarmos mais uma vez a necessidade de ampliar o efetivo, de treinar e capacitar o policial e de dotar as estruturas de segurança de mais equipamentos de prevenção e combate ao crime.
A ACIJ, na condição de facilitadora, continuará a pleitear melhores condições de segurança para a região, ao mesmo tempo em que procurará estimular o maior envolvimento da comunidade, nas ações preventivas e na cooperação com as polícias, a fim de reduzir ou ao menos estancar a crescente criminalidade, que não é exclusiva de Joinville ou de Santa Catarina.
Presidente do Núcleo de Comércio Exterior, Eduardo Domingues, abre o SENI 2012
AEROTRÓPOLIS
Nesta segunda-feira, o engenheiro Fernando Camacho apresenta o conceito Aerotrópolis, onde fala sobre o projeto de cidades em torno dos aeroportos e as ameaças para a Copa de 2014. O Espaço Empresarial será ocupado pela Notebook Century. A reunião da ACIJ é aberta a participação da classe empresarial e também da comunidade. Começa às 18h30 e encerra às 20 horas. Logo após, a Notebook Century oferece um coquetel. Participe!
PROPAGANDA E MARKETING
O Núcleo de Agências de Propaganda e Marketing realiza evento de premiação no fim de outubro. Os vencedores da terceira edição do Prêmio Melhores Fornecedores & Veículos serão conhecidos no dia 28 de outubro, sexta-feira, em um café da manhã realizado na entidade.
SUSTENTABILIDADE
Para debater e disseminar o conceito de sustentabilidade, o Núcleo de Gestão Ambiental promove o 4º Simpósio de Sustentabilidade, no dia 17 de novembro, das 16 às 20 horas. Alexandre Mazer e Carlos Henrique Delpupo serão os palestrantes. O case de sustentabilidade da empresa Cle Brasil, do Grupo Veolia Enviroment, também será apresentado. Mais informações pelo fone 3461.3333.
DIABETES EM FOCO
O Núcleo de Gestores da Saúde realiza mais uma edição do evento Diabetes em Foco, no dia 5 de novembro, no shopping Muller, das 10 às 22 horas. O encontro acontece como alerta para o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Presidente Udo Döhler, Tenente Coronel Eduardo Valles, comandante do 8º BPM e o delegado regional da Polícia Civil, Dirceu Silveira Junior
Visualize a coluna aqui.