A Vice Presidente da ACIJ, Sra. Heleny Meister fez as honras da casa no Seminário, representando o Presidente. O Sr. Peter Wallis apresentou o case da região de Alberta, que, localizada no Oeste do Canadá, conseguiu fazer os corredores logísticos e econômicos acompanharem o ritmo do desenvolvimento. Isto foi possível por meio de um trabalho colaborativo entre empresários das cidades locais, que criaram o Conselho de Logística de Calgary, dando mais competitividade à produção de Alberta.
De acordo com Peter Wallis, a previsão para Alberta é que, até 2016, a região seja líder no crescimento do PIB real. “Daqui três anos, seremos sede de mais de 136 matrizes de empresas, a segunda maior região do País a abrigar matrizes. Como Alberta é estrategicamente centralizada, em 24 horas podemos acessar, por terra, um mercado de aproximadamente 50 milhões de pessoas.”, adianta.
Para ele, Santa Catarina é o Estado brasileiro com os melhores níveis de receita, educação e saúde pública, além de ter um dos menores níveis de analfabetismo. “Acredito que o modelo empreendedor de Alberta, em que apesar de competitivas as empresas reconhecem o valor do trabalho conjunto, tem vários pilares a influenciar o desenvolvimento de Santa Catarina. Mais dependência no empreendedorismo e associativismo e menos espera pelo governo são os elementos que chamamos de ‘vantagem de Alberta’, e podem ser bem aplicados a SC”, conclui Wallis.
Na ocasião, a Consultora, empresária e educadora, Linda Lucas falou sobre os desafios enfrentados na cadeia de suprimentos do País, dando ênfase para as dificuldades relacionadas ao recrutamento e a seleção de trabalhadores. “Nosso maior desafio é conectar a educação com as demandas de emprego”, relatou Linda.
Recentemente responsável pelos programas “Mulheres na Cadeia de Suprimentos” e “Desenvolvimento de Jovens na Cadeia de Suprimentos”, em parceria com o Instituto Van Horne, no encontro com os catarinenses, Linda deu exemplos de ações colaborativas entre empresários, governo e instituições que trabalhando em conjunto conseguiram proporcionar melhorias na educação para suprir as carências de recursos humanos.