Repensar os nossos hábitos. Essa é a principal ação para que a quantidade de lixo diminua. O tema foi um dos destaques da 1ª Sensibilização para a Coleta seletiva realizada pelo Núcleo de Meio ambiente da ACIJ, na quarta-feira, dia 22. As palestrantes foram Angela Coutinho e Schirlene Chegatti, integrantes do Núcleo. Elas listaram as ações necessárias para a correta separação do lixo produzido internamente.
A dica foi para que as pessoas mudem sua cultura de consumo e descarte. Com apoio de uma tabela, as palestrantes mostraram quais materiais podem ser descartados na lixeira de material reciclável e não reciclável. A ideia é que cada funcionário possa identificar e dar um destino correto para ele. Com isso, cooperativas geram renda e menos resíduos são descartados nos aterros sanitários.
Schirlene lembrou que a coleta seletiva é um gerenciamento dos resíduos e não reciclagem, mas que é uma etapa fundamental para as cooperativas, pois assim, o material reciclável não se mistura com os demais. O efeito dos materiais descartados incorretamente na natureza foi divulgado com o apoio de imagens impactantes.
A ação faz parte do programa de Implantação de Coleta Seletiva do Núcleo de Meio Ambiente. Foram implantadas lixeiras na parte externa da ACIJ, identificação nas lixeiras das salas de treinamento e setores administrativos com identificação visual de material reciclável e não reciclável. Assim, cada colaborador e visitante faz sua parte.
Confira o que pode e não pode ser reciclado: