Abrir as portas das empresas ou oferecer mentorias gera compartilhamento de conhecimento e reinvenção do ecossistema de inovação. O setor de tecnologia de Santa Catarina é exemplo disso: com três dos principais polos do país – Florianópolis, Joinville e Blumenau – o estado conta com aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento e investidores. Outros atores proporcionam a interação entre quem está começando e empreendedores consolidados.
O Startup SC, do Sebrae/SC, é um programa de capacitação no qual 50 são selecionadas para cada turma e, durante um período de cinco meses, participam de workshops e sessões de mentoria ministrados por especialistas e empresários de sucesso. O objetivo final do programa é deixar a empresa estruturada e pronta para crescer. Ter um mentor, por exemplo, pode mudar a forma como uma empresa vê e vive a sua jornada empreendedora. O programa de capacitação oferece três módulos com diferentes temas, desde marketing digital até capital de risco e gestão de produtos.
Alexandre Souza, gestor da iniciativa, explica que o trabalho desenvolvido pelo Startup SC auxilia os iniciantes na resolução de dúvidas e proporcionam aumento da performance. “Os mentores dividem suas experiências com os novos empreendedores, podendo evitar erros. As startups que chegam ao programa apresentam falta de recursos, de conhecimento de mercado, em finanças e marketing. Nossa função é auxiliar, capacitar os empreendedores com sobre a atualização do mercado da tecnologia e deixa-los prontos para seguir com um negócio consistente”, explica Souza.
Mentorias e workshops oferecidos
O programa de capacitação do Startup SC tem duração de cinco meses e é dividido em três módulos de conteúdos, com seis workshops nos dois primeiros e cinco no terceiro módulo. Na primeira etapa existe a reunião de kick off, e workshops sobre customer development, OKRs, gestão de pessoas e jurídico.
No segundo módulo, são oferecidos workshops sobre marketing digital, gestão de produtos, UX e design interação, vendas e inside sales, customer success e Projeções Financeiras. No terceiro, os workshops são sobre Valuation, Growth Hacking, capital de risco, pitch + storytelling e workshop last day. Mais informações sobre as datas de realização em cada cidade podem ser acompanhados no https://www.startupsc.com.br/calendario.
As mentorias são individuais e é realizado um diagnóstico de cada iniciativa, em que as dificuldades são percebidas. Depois ocorrem os encontros de acordo com as necessidades de cada startup. Nesta edição, Yuri Gitahy, especialista em gestão estratégica, realiza as mentorias.