O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realiza neste dia 30 de setembro, o lançamento regionalizado da campanha “Meu primeiro título #BoraVotar”. A iniciativa tem como objetivo estimular os jovens catarinenses de 16 e 17 anos a se inscreverem como eleitores, aproximando-os cada vez mais do processo democrático.
Na agenda desta quinta-feira, estudantes da Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos receberão comitiva da Justiça Eleitoral e terão a oportunidade de fazer ali mesmo o alistamento eleitoral na presença do presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni, do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, do diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Rodrigo Fernandes, do procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol.
Também participam da agenda juízes e promotores eleitorais, além de lideranças públicas, empresariais e comunitárias de Joinville.
A iniciativa da Corte catarinense é uma ação regionalizada da campanha nacional #BoraVotar, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também lançada no início de setembro. A campanha também objetiva promover a participação política por meio do engajamento das novas gerações nas redes sociais. Para tanto, o TRE-SC estreou o seu perfil no TikTok. Os materiais também estão sendo publicados nas demais redes sociais do Tribunal: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Flickr.
Confira todo material e matérias relacionadas à cobertura dos eventos da campanha, na página Meu Primeiro Título #BoraVotar.
O PODER DO SEU VOTO
O projeto do TRE conta com o apoio do Conselho das Entidades, que vai reeditar a campanha “Vote Certo, Vote em Joinville e Região”. O primeiro passo da ação do Conselho – formado por ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL – é estimular a participação do jovem eleitor no processo eleitoral.
Em um segundo momento, as entidades estimularão eleitores de outras cidades que se mudaram para Joinville e ainda não transferiram seu título a atualizarem o seu domicílio eleitoral. O objetivo é ajudar a aumentar a representatividade política da região em que vivem.
Durante a campanha eleitoral do ano que vem, as entidades vão trabalhar a conscientização do poder do voto e o prejuízo que representa o desperdício em abstenções, votos nulos ou votos em branco. Ao trabalharem na defesa das bandeiras de Joinville e região, as entidades conhecem muito bem a importância de contar com um maior número de deputados nas esferas estadual e federal para a obtenção de recursos tanto na articulação junto ao Poder Executivo quanto na destinação de emendas parlamentares.