Empresas com perspectiva de ampliar os negócios podem ter auxílio junto ao Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). É desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em convênio com a Universidade da Região de Joinville (Univille). Há ainda 37 vagas disponíveis para encerrar o programa que atende a região norte catarinense, entre empresas vinculadas ou não a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).
Desde que surgiu em maio de 2018, o núcleo operacional captou 123 companhias para o programa, das quais, 42 estão em fase de atendimento e 81 com atendimento concluído. O Programa atendeu empresas dos municípios de Araquari, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Garuva, Mafra, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Para participar e ter mais informações é necessário entrar em contato pelo e-mail peiex@univille.br ou (47) 3435-4400.
“Empresas com interesse em se inserir no mercado internacional, aumentar as vendas e ter mais competitividade podem ingressar no programa se identificarmos perfil exportador. Para realizar a análise, enviamos um técnico especializado e, sendo aprovada, a empresa passa por diagnóstico de gestão, capacitação para inserção internacional e, ao final, é desenvolvido um plano de exportação”, explica Helena Detzel Machado, monitora do programa.
Como funciona
Um profissional com formação e experiência em comércio exterior é deslocado para dentro da empresa e aborda os temas fundamentais para abertura de mercado fora do país. Existe um cronograma de encontros. Na capacitação, há orientação sobre formação de preços de exportação, ferramentas para captar clientes internacionais, logística internacional, operações cambiais e contratos internacionais.
O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) é operacionalizado pela Univille por meio do Programa de Internacionalização de Empresas (PIER).
Um convênio foi celebrado com a Apex-Brasil — agência vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. A equipe do núcleo operacional trabalha dentro do Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região (Inovaparq), no Perini Business Park, no formato de extensão. Com a ACIJ, a parceria acontece desde setembro de 2018.